quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O entupimento e o retorno de esgoto nas residências



O entupimento e o retorno de esgoto nas residências além de ser um transtorno causam grandes prejuízos materiais para os moradores

Os problemas de entupimento e retorno de esgoto se agravam com as chuvas fortes, comuns em certas épocas do ano. Tais problemas acontecem porque muitas pessoas improvisam a ligação residencial da água de chuva, na rede de esgoto, que possui um diâmetro menor e não apropriado para  receber um volume de efluente tão intenso. Assim, ocorre que a rede de esgoto acaba não suportando, e o retorno do esgoto à residência através de pias, ralos e vasos sanitários é inevitável.
Água de chuva não é esgoto: a tubulação da rede de esgotos não comporta a água de chuva que vem dos pátios, telhados e áreas livres. Por isso, é proibido por lei canalizar a água de chuva no esgoto, isso provoca vazamentos, danificando a rede e causando transtornos aos usuários do sistema.
A água de chuva deve ser direcionada para a calçada, e seguir por gravidade até as galerias de águas pluviais, conhecidas como “bocas de lobo”, adequadas para receber essa quantidade de água.
Além da chuva, o descarte de lixo no esgoto como papel higiênico, cotonete, absorvente, fio dental, cabelo, embalagens e restos de comida são os grandes vilões dos entupimentos. Também colaboram para essas situações o “lixo urbano”, descartado nas ruas, avenidas e terrenos baldios.
A primeira atitude é não jogar lixo em vasos sanitários, pias, ralos, e nem em ruas e terrenos baldios, pois os resíduos entopem os bueiros e se acumulam nas galerias subterrâneas para onde escoa a água da chuva, reduzindo sua vazão e causando, além do regresso do esgoto, as inundações.
Fica evidente que as ações individuais sobre o meio ambiente causam danos coletivos e uma mudança de comportamento da população é necessária no sentido do descarte correto do lixo e desse modo diminuição dos impactos negativos sobre o meio ambiente e a sociedade.
A rede coletora de esgoto, assim como todo o sistema de saneamento básico, é um patrimônio de todos. Seu bom funcionamento depende, em grande parte, de sabermos usá-la corretamente. Isto é exercício de cidadania consciente!


 



0 comentários

Posts a comment

Top Stories

 
© Vapt Vupt Desentupidora
Designed by Blog Thiết Kế Vapt Vupt Desentupidora
Customizado por Mendes Design 2012
Voltar ao Topo